Já pisei em muito sangue by @FaustoSalvadori

Já pisei em muito sangue de chacina. Vi cadáveres desfigurados e testemunhei a dor de famílias despedaçadas. Mas nada me chocou mais, na vida, do que ver uma manifestação de brancos do Morumbi em apoio ao assassinato de uma criança de 10 anos.


Ítalo Ferreira, pequeno e franzino, furtou um carro e foi morto pela @PMESP com um tiro na cabeça. Segundo o @mpsp_oficial, estava desarmado. Os PMs ameaçaram outra criança que estava com Ítalo para que mentisse dizendo que o amigo estava armado.

https://ponte.org/pms-de-sp-matam-menino-de-dez-anos-suspeito-de-furto-com-tiro-na-cabeca/


O Major Olímpio esteve no ato em apoio aos PMs assassinos. Defendeu o assassinato. Chamou Ítalo de “bandido mirim”. Sobre os movimentos negros que foram ao local, falou com desprezo: era uma gente paga com “50 contos e um lanche” para protestar.

https://ponte.org/negros-escracham-manifestacao-de-brancos-em-apoio-a-morte-de-crianca/


Olímpio nem sempre foi assim. Apenas dois anos antes, ainda era capaz de dar uma entrevista como essa, ponderada e realista, falando de direitos trabalhistas e lamentando a violência policial.

https://ponte.org/os-jovens-policiais-estao-desesperados/


A transformação do Olímpio ponderado de 2014 no político que aplaudia a execução de uma criança em 2016 fez bem para a carreira política dele. Quanto mais abraçava a extrema-direita, mais votos conseguia. Isso diz muito sobre o país em que vivemos.


Ser lembrado só pelas coisas boas é um privilégio que muita gente branca ganhar ao morrer. Que tantos estejam apenas louvando o senador e se esquecendo de que ele um dia apoiou o homicídio de uma criança é mais um sinal de que, no Brasil, vidas negras não importam mesmo.


A morte de Ítalo, é bom lembrar, não recebeu luto oficial e ainda não mereceu nem ao menos justiça. Os policiais que o mataram foram denunciados só no ano passado, quatro anos após o crime, e ainda aguardam o julgamento.

https://ponte.org/policiais-vao-responder-por-matar-menino-negro-de-10-anos-com-tiro-na-cabeca/


Top