1/11.Vamos la. A situação é simples: tem uma crise econômica global com características sem precedentes. Tudo que foi feito pelos governos e bancos centrais apenas mitiga os efeitos da crise, mas não ataca a causa que é se natureza sanitária.


2/11.Em outras crises as ações de socorro com política fiscal e monetária expansionista atacavam diretamente a causa dos problemas. 2008, injetaram liquidez, forçaram o term premium para baixo, transferiam dívidas dos balanços das empresas e famílias para o balanço dos governos.


3/11.Atualmente, passamos por uma crise em que 90% do PIB mundial está sujeito a algum tipo de restrição. Em um período em que há uma bolha enorme no mercado de credito e em que os principais agentes que proveem liquidez ao mercado estão operando com limites reduzidos.


4/11.Apesar de ter unlimited talents, unlimited resources, o covid é novo e prognóstico a respeito da evolução da pandemia são no máximo educated guesses. Ciência não se faz a toque de caixa e os desafios apresentados pela natureza não devem ser subestimados, o HIV prova isso.


5/11.Os países desenvolvidos tem espaço para apoiar suas economias, o governo Dilma queimou a largada e destruiu qualquer espaço fiscal. O RCN destruiu qualquer espaço monetário. Diante disso, enfrentamos o covid com medidas que estão além da nossa capacidade orçamentária.


6/11.Como não existe almoço grátis, eventualmente a sociedade terá que fazer mais sacrifícios para tentar estabilizar a trajetória Div/PIB.Nao bastacem os desafios que essa crise nos impõe, ainda temos que lidar com uma crise política completamente evitável e desnecessária.


7/11.O Governo cria problemas e ruídos desnecessários. Os efeitos riqueza, renda e confiança já estão contratados e mesmo a reabertura econômica não irá nos levar rapidamente a normalidade pre-covid. Terminaremos com PIB real menor que o nivel pre-Temer, div/pib perto de 90%.


8/11.Sem contar o aumento do número de desempregados para algo como 20mi. O lucro das empresas vai cair, os hábitos vão mudar. Empresas vão cortar investimentos, famílias vão cortar consumo, especialmente, de tickets mais altos. A recuperação vai ser mto lenta.


9/11.Tao lenta que o governo já está no desespero buscando alternativas, o tal programa Pro-Brasil, os militares não se cansam do viés estatista. A agenda liberal está sendo abandonada. Os OTIMISTAS comemoram aliança de Bolsonaro com centrão. Que fase.


10/11.BCB desconectado da realidade indica que vai cortar juros e o dolar desancora de vez. Migrando para o pior cenario: covid, crise política, economia fraca, fiscal explosivo. E é ótima oportunidade comprar bolsa nesse cenário?


11/11. A Bolsa caiu 30%, em linha com o que vão cair os earnings. Alias, os earnings cairão mais. Prêmio de risco zero para qualquer risco que venha a se materializar, agora a má notícia é que eventualmente algum risco vai se materializar e voce vai perder dinheiro.


Top