Pensando em dar uma voltinha no Shopping? Não devia! Mas se vai mesmo assim, talvez você deva segurar as pontas e não ir ao wc, pelo menos. Segue aqui pra entender por que 👇


Uma simulação baseada na física mostra a nuvem de gotículas que se forma acima do vaso sanitário em razão da turbulência depois que alguém dá descarga.


Quando alguém faz número dois e aperta a descarga, a atividade turbulenta pode mandsar essa nuvem de gotículas minúsculas para bem acima da bacia, onde elas podem ser inaladas ou cair nas superfícies do banheiro, de acordo com o modelo de computador.


Funciona assim: quando a água entra no vaso de um lado, ela atinge o lado oposto, criando vórtices, que continuam subindo no ar acima do vaso, levando as gotículas a uma altura de quase um metro. E essas gotículas são tão pequenas que flutuam no ar por mais de um minuto!


Estudos anteriores já encontraram coronavírus nas fezes de pessoas infectadas. Ou seja, se quem usou o banheiro tinha covid-19 (embora esse tipo de transmissão ainda não esteja documentado), não é impossível que você respire aerossóis com vírus diretamente do cocô alheio.


Dá para prever que a velocidade do fluxo de aerossóis será ainda maior se o banheiro for usado com frequência, como no caso de um banheiro público de um local cheio, disse um dos autores do estudo, Ji-Xiang Wang, da Universidade de Yangzhou.


Se você tiver que usar um banheiro público, não tire a máscara. E mais importante: feche a tampa antes de dar descarga - o que, aliás, é uma medida básica de higiene mesmo fora de uma pandemia.


O artigo foi publicado na revista "Physics of Fluids", e pode ser acessado no link abaixo.

aip.scitation.org/doi/10.1063/5.…


Top