Vamos falar um pouco sobre NECRODIREITO? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante.


1. A teoria do NECRODIREITO ou “necroderecho” foi idealizada por José Ramón Narvaez Hernandez a partir das premissas de NECROPOLÍTICA de Achile Bembé e pode ser compreendida como “o direito que mata”, a partir de uma construção teórica de que o sistema estatal (...)


2. (...) não contempla/planifica tudo e todos, e acaba deixando vácuos/espaços em razão de uma omissão por parte do Estado, ocasionando a morte de pessoas, geralmente os indivíduos pertencentes aos grupos mais vulneráveis da sociedade.


3. Segundo Narvaez, isso ocorre porque o Estado canaliza e dirige duas forças e objetivos para questões que considera essenciais, como por exemplo, “questões econômicas”, e acaba deixando de lado “questões existenciais”, afetando a população de forma geral e de forma mais (...)


4. (...) agravada os grupos vulneráveis. Para Narvaez, as questões envolvendo se tornam mais evidentes quando a temática é economia ou seguridade social, já que por vezes o Estado opta por políticas públicas que deixam de lado minorias como população LGBTQI+, indígenas (...)


5. (...) quilombolas, mulheres, pessoas em situação de rua, refugiados, migrantes, apátridas, pessoas com deficiência, idosos, pessoas com graves enfermidades, pessoas em situação de pobreza etc. Narvaez explica que existem um nível mais complexo do necrodireito que consiste (..)


6. (...) justamente quando o Estado gera de forma direta a morte das pessoas, como também seria possível se falar em necrodireito nos processos do Estado que militam contra a vida de forma indireta, descaracterizando grupos vulneráveis, removendo a questão identitária (...)


7. (...) e diminuindo a sua autoestima. Narvaez chama este fenômeno de “morte cultural”. Em contraposição ao necrodireito direito o autor defende o chamado “VITALISMO JURÍDICO” que propõe a ideia de que todos estamos interconectados e necessitamos uns dos outros para sobreviver.


8. O vitalismo jurídico propõe que se busque uma consciência coletiva fomentando a cumplicidade e a solidariedade humana e a “banalidade do bem”.


9. Fim da thread. Estou à disposição para comentar sobre o tema por aqui. A temática do necrodireito é algo que precisa ser objeto de debate. Abraços a todos e agradeço quem puder divulgar.


Top