Ainda sobre o racismo em Portugal, e perante as declarações de @ruirio e Jerónimo de Sousa de que "não há racismo em PT" uso dados de dois inquéritos recentes que espero possa contribuir para a compreensão do que se passa em Portugal. (thread longo). 1/


Em primeiro lugar, sim o racismo existe em Portugal, ao contrário do que dizem @RuiRioPSD e Jerónimo de Sousa. Está nas nossas atitudes. O @ESS_Survey de 2016 mostrou que "somos dos países da Europa que mais manifestam racismo biológico e cultural" 2/


3/Noutro inquérito inquiriu-se a perspectiva dos cidadãos afrodescendentes na Europa. Vale a pena analisar este relatório aprofundadamente, um inquérito a 6 mil cidadãos de descendência africana residentes em 12 países da UE, incluindo PT em '18.

fra.europa.eu/en/publication…


4/ Nele se conclui o seguinte: A discriminação racial e o assédio são comuns entre cidadãos afrodescendentes na UE. Experiências c/ violência racista variam muito entre países mas são quase 14% em alguns países. É tb comum na europa a polícia discriminar negativamente os negros.


5/ O que distingue o caso português em perspectiva comparada? Em Portugal, 26% dos inquiridos dizem que um seu familiar ou amigo foram alvo de insultos racistas nos últimos 12 meses, uma percentagem acima da média.


5/Já no que diz respeito à prevalência de assédio racista nos últimos 5 anos, na prevalência de violência racista e na prevalência de discriminação racial pela polícia, os cidadãos africanos inquiridos em Portugal declaram menos racismo do que a média destes países europeus.


6/Sendo objectivamente má, a situação declarada pelos cidadãos afrodescendentes é neste relatório muitas vezes melhor do que em muitos outros países que foram alvo do inquérito. No entanto, tudo se complica quando olhamos para a situação face ao emprego e ao rendimento.


7/ Os afrodescendentes trabalham sobretudo em actividades mal remuneradas e estão em muito maior risco de pobreza do que a maioria da população portuguesa.


8/Isto sugere q 1/o racismo existe, 2/a percepção de discriminação em PT é muitas vezes inferior à de outros países europeus e 3/ as questões socio-económicas são fundamentais p/ explicar a situação destes cidadãos em PT.


Top