DF tem pop de 2,6M e 121k confirmados c. covid-19. Vamos ser conservadores e imaginar que o número reais de infectados seja apenas o dobro, isto é, 242k. Significa 9,3% infectados. Com máscaras e algum isolamento social, é bem possível um R0 de 1.5, ou seja, (continua)


com um R0 de 1.5, com 33% de população infectada se atinge imunidade de rebanho. Ainda faltaria o número de casos crescer em 3.5 vezes para atingir a imunidade de rebanho. Como o tempo de duplicação (jun) está levando ~18 dias, pode se esperar que (continua)


pode se esperar que, em aproximadamente 33 dias, a taxa real de 33% de população infectada seja atingida. É claro que o tempo que leva para dobrar o número de infectados deve desacelerar, então esse é um valor mínimo. Eu chutaria (continua)


Eu chutaria pelo menos uns 40 dias para atingir 1/3 da pop real infectada e a imunidade de rebanho (considerando R0 de 1.5), ou seja, na segunda quinzena de setembro. Minha expectativa é que remédios mais eficazes já estejam disponíveis por lá (continua)


como a beta-interferona 1a inalável, remdesivir disponível no Brasil etc. O que tornaria o covid-19 um prob menor, mas não permite ainda eliminar máscaras e isolamento total. Já uma vacina disponível espero mais para novembro, quando aí sim, a pandemia deve se tornar irrelevante.


Ou seja, tudo me dá razão para ser otimista, mas também indica que este é o momento de pessoas com mais idade e probemas de saúde tomarem ainda mais cuidado, já que soluções importantes se avizinham.


@UnrollThread


Top