Detalhes da notícia-crime da PF contra Salles: 1) Segundo o doc, o "setor madeireiro teria iniciado a formação de parcerias com integrantes do Poder Executivo, podendo-se citar o Ministro do Meio Ambiente RICARDO SALLES e o Parlamentar TELMÁRIO MOTA (PROS)"... +


1b) ... no intento de causar obstáculos à investigação de crimes ambientais e de buscar patrocínio de interesses privados e ilegítimos perante a Administração Pública. 2) As madeiras apreendidas na operação da PF, contestada por Salles, tinham valor estimado de R$ 129 milhões.


3) A notícia-crime – apresentada pelo próprio delegado Alexandre Saraiva, que coordenou a operação –, traz assim, em caixa alta: "AS TERRAS NAS QUAIS O MINISTRO ASSEVERA ESTAREM COM DOCUMENTAÇÃO DE ACORDO SÃO PRODUTO DE FRAUDE, CONFIGURANDO A CONHECIDA “GRILAGEM DE TERRAS”


4) "A documentação entregue ne reunião convocada pelo Ministro de Estado Ricardo Salles e pelo Senador Telmário descortinou uma fraude na titulação de terras em nome de terceiros com a utilização de títulos de região que dista do local mais de 500 quilômetros", continua.


5) Sobre o senador Telmário, a notícia-crime traz: "Com intenção de realizar uma 'vingança privada', o Senador da República acusa o Superintendente Regional do Amazonas de incidir em abuso de autoridade, sendo uma estratégia para deslegitimar a atuação da POLÍCIA FEDERAL como...


5b) ...um todo, acusando-a de exigir a apresentação de “prova diabólica”, isto é, aquela prova excessivamente difícil ou impossível de ser produzida. Isto não corresponde à verdade.


6) E conclui que Salles e Mota, "de forma consciente e voluntária (...) dificultam a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, assim como patrocinam, direta, interesses privados (de madeireiros) e ilegítimos perante a administração pública...


6b) ... "além de integrarem, na qualidade de braço forte do Estado, organização criminosa orquestrada por madeireiros alvos da OPERAÇÃO HANDROANTHUS – GLO com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza."


Top