A pandemia está melhorando muito por aqui, mas está longe de acabar – o SARS-CoV-2 se estabeleceu entre nós. Segue um fio com 3 possíveis cenários futuros e pq máscaras ainda devem continuar necessárias e idosos precisam tomar um cuidado especial.


No cenário 1, continuamos na tendência atual: Casos contidos com vacinas, mesmo sem medidas de distanciamento. Nesse cenário, a transmissão fica mais "oculta" pq as pessoas passam a ter casos mais leves. E os idosos terão momentos mais vulneráveis pela imunidade temporária.


Ou seja, pelo menos os idosos ainda precisam de mais distanciamento e manter o uso de máscara em muitas situações, pois comprovadamente perdem a proteção da vacina periodicamente e precisam de reforço. Esse é o melhor cenário. Nos outros, as máscaras são mais necessárias.


Outro cenário possível é as vacinas continuarem funcionando, mas todos terem uma imunidade temporária, que seria mais curta em idosos. Nesse cenário 2, voltaremos a ter altas de casos e mortes conforme a imunidade de cada grupo for caindo. Todos precisariam de doses de reforço.


O pior cenário, 3, seria o vírus aprender a escapar da vacina. E locais como os EUA, com muitos casos entre não vacinados convivendo com vacinados, são o ambiente ideal para selecionar isso. Bem como países com surtos pela demora na vacinação.


Se o coronavírus aprender a escapar da vacina, voltamos a ter surtos. E o quão graves serão dependerá do quanto o vírus escapa da imunidade. Se escapar bem, sem máscaras e sem distanciamento, ele encontra o mundo menos preparado do que a P.1 encontrou Manaus no começo de 2021.


Porque enfrentar a COVID agora não seria a mesma coisa que 2020. O vírus em 2020 era transmissível para 2 a 3 pessoas. Agora a variante delta infecta até 9 por vez. Ela causaria muito mais casos muito mais cedo sem imunidade e sem medidas de distanciamento.


O cenário 2 começa com uma leve alta de casos e mortes generalizada, mas com sinais claros em algumas faixas etárias, como quem tem mais de 50 anos. O cenário 3 começa com surtos piores do que foi a Índia ou Manaus no começo deste ano em um ou alguns países.


Resumindo: Cenário 1: pelo menos idosos e crianças (ainda não vacinadas) se beneficiam de máscaras e distanciamento Cenário 2: todos se beneficiam de máscaras e distanciamento e precisam de vacina reforço Cenário 3: sem máscaras e distanciamento, seria a pior onda da pandemia


Um sinal de que não caminhamos pro cenário 3:


Top