A Suzano, que lucrou R$ 10 BILHÕES apenas no 2o trimestre de 2021, se "orgulha" de ter 1,3 MILHÃO DE HECTARES de "áreas florestais". Boa parte disso é formada por "fazendas" sem fim de eucalipto no Sul da Bahia e norte do ES. Parte central da CRISE CLIMÁTICA que vive a região.


Não causa surpresa que CARLA ZAMBELLI, atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, tenha recebido "doações" de um chefão da Suzano. RICARDO SALLES, ele mesmo, tentou favorecer - entre outras - a Suzano ao adulterar um plano de manejo em SP

deolhonosruralistas.com.br/2021/03/10/suz…


1,3 milhão de hectares é mais de 10 VEZES a cidade inteira do Rio de Janeiro. É uma infinidade de eucalipto. A Suzano é a segunda maior produtora de celulose do mundo. A Suzano também é uma grande anunciante: vive alardeando os seus "feitos verdes" em TV, jornal, internet...


Esse ano foi lançado um ótimo documentário exatamente sobre isso: MATA. "Parece floresta, mas não é: Filme escancara o que é a produção de monocultura de eucalipto no extremo sul da Bahia"

oeco.org.br/reportagens/pa…


“Esta é uma floresta morta, um fantasma”, conta Rodrigo Santana Mãdỹ, do povo Pataxó, ao caminhar por uma área de cultivo de eucalipto na Bahia. Cercados pela monocultura, indígenas e agricultores familiares enfrentam os impactos do eucalipto na região.

cimi.org.br/2021/08/docume…


Esse especial de 2015 da @agenciapublica mostra bem como a Suzano (que comprou a Aracruz Celulose, depois Fibria) tem passado por cima dos direitos de quilombolas do norte do ES. A série de abusos e violações começou ainda na ditadura militar...

apublica.org/2015/10/especi…


Claro, as violações seguem até hoje. Muitos territórios quilombolas não receberam o título. Hoje o INCRA e a Fundação Palmares, no governo Bolsonaro, são comandados por inimigos dos trabalhadores rurais e comunidades tradicionais.

seculodiario.com.br/meio-ambiente/…


Entre os acionistas da Suzano e considerando a compra da Fibria em 2018, além da família Feffer, estão Votorantim e BNDES. Bancos como Mizuho, JP Morgan, BNP Paribas, Rabobank, Itaú e Morgan Stanley participaram do negócio na época.

braziljournal.com/suzano-compra-…


A Suzano (e as demais empresas citadas) não inaugurou a destruição da Mata Atlântica e do sul da Bahia (ver "A Ferro e Fogo" do Warren Dean pra citar só 1 obra). Mas tem papel central na crise climática que está acontecendo AGORA, não é coisa de cinema nem algo pra daqui 50 anos.


Top