Sempre que alguém diz que as pessoas foram enganadas pelo Bolsonaro ou que Cristão "de verdade" não vota no Bolsonaro, eu lembro do diário do Charles Darwin e dos brasileiros cristão que ele encontrou por aqui em 1836, o que eu transcrevo a seguir:


"No dia 19 de Agosto deixamos finalmente as costas do Brasil. Dou graças a Deus, e espero nunca mais visitar um país de escravos. Até o dia de hoje, sempre que ouço um grito distante ,lembro-me vivamente do momento doloroso que senti quando passei por uma casa em Pernambuco)."


"Ouvi os mais angustiosos gemidos, e não tenho dúvida nenhuma de que algum miserável escravo estava sendo torturado. Entretanto, sentia-me tão impotente quanto uma criança, até mesmo para dar demonstrações."


Julguei que os gemidos partiam de um escravo trucidado, pois me disseram ser esse o caso, em outra ocasião. No Rio de Janeiro, morei em frente de uma velha senhora que possuía parafusos para comprimir os dedos de suas escravas. "


"Estive numa casa onde um jovem mulato sofria, diariamente e a cada hora, aviltamentos, castigos e perseguições suficientes para despedaçar o espírito mesmo do animal mais desgraçado."


"E esses atos são praticados e paliados por homens que professam amar ao próximo como a si mesmos, que dizem crer em Deus e oram para que Sua vontade se faça sobre a Terra."


Não é de hoje que o brasileiro, especialmente o brasileiro cristão, é cruel. Mesmo a avó que você adora e a tia que te dá presentes. Bolsonaro representa no mínimo metade do país, essa é a verdade, quer vocês queiram admitir ou não.


A verdadeira questão é: como seguir em frente, agora que não dá mais para ignorar isso?


Top