Vocês perceberam que muitos influenciadores da extrema-direita ou sumiram ou estão mais tímidos faltando apenas 3 dias das eleições? No monitoramento que eu faço das redes, isso me chamou atenção, pois não é normal quem passou 4 anos falando sumir nesse momento. 🧵


E tem explicação. O efeito da decisão do TSE que ao censurou ninguém, mas disse que se determinadas mentiras continuassem sendo publicadas seriam multadas colocou um freio em muita gente. Essa decisão fez com que a JP News afastasse alguns comentaristas até segunda feira.


Essa decisão foi muito importante para colocar um freio nos absurdos que estávamos testemunhando e também servir como efeito pedagógico, impedindo outros usuários de cometerem abusos e ilegalidades sem que não tivesse consequências. Mas isso explica apenas parte do cenário.


Outro ponto é que a campanha do presidente injetou muito dinheiro em publicidade paga nas redes sociais na última semana. Isso amplificou a presença dele, dando impressão que “todo mundo é Bolsonaro”, inclusive é esse o jingle dele na TV. Não é por acaso.


Acontece que essa estratégia foi abafada pela repercussão da prisão do Roberto Jefferson e em como o caso foi escalando e repercutindo na mídia. O ganho que ele teve na semana passada com publicidade + super live, foi neutralizado com o Roberto Jefferson atirando na PF.


Roberto Jefferson não é qualquer um. É um aliado de primeira hora que convidou o presidente a se filiar no PTB e, depois que Jair foi pro PL, ofereceu o PTB como candidatura linha auxiliar do Bolsonaro.


O candidato seria o próprio Jefferson, mas como ele cumpre prisão domiciliar a justiça impediu. Jefferson escalou, então, o candidato padre. E no debate todos vimos que o padre não era candidato de si, mas de Bolsonaro.


Tá, mas como isso se relaciona com o “sumiço” dos influenciadores bolsonaristas? Lembra o que eu falei hoje cedo dos disparos de mensagens que se especula que a campanha de Bolsonaro começará hoje?


Então, a campanha do PT especula que poderão ser disparos de ate 6 bilhões de mensagens (com B, mesmo) até a eleição. E ali pode estar a última tentativa de Bolsonaro na corrida eleitoral.


Especula-se que com esses disparos se tentará pautar o debate na reta final. E aí entram os influenciadores bolsonaristas, que reapareceriam como num passe de mágica. Amplificando o discurso e tentando repetir a estratégia que usaram na semana passada.


E sobre a estratégia deles na semana passada, ela deu certo. O problema é que eles não contavam com o fator Roberto Jefferson atirando em policiais federais. Por isso eu digo e repito: temos que ficar atentos até domingo!


Agora que estamos no assunto mais comentado no Brasil, peço que você compartilhe esse fio para que todos estejam ciente do que pode acontecer. BOLSOJEFF NA PRISÃO


Top